Stacks, uma rede que permite escalonar o Bitcoin

O Bitcoin foi a primeira e mais bem-sucedida criptomoeda a ganhar a confiança de seus usuários, devido a recursos exclusivos fornecidos por sua blockchain. O Bitcoin se tornou o rei das criptomoedas, considerando sua eficiência e sua habilidade econômica.

Contudo, existem algumas lacunas na rede que muitos projetos de blockchain tem se proposto a resolver. Uma das mais notáveis limitações enfrentadas pelo Bitcoin está relacionada aos problemas de escalabilidade existentes na plataforma.

Nesse sentido, esses problemas geraram preocupações entre os projetos de blockchain, conduzindo uma série de inovações para resolver esses problemas. O Stacks (STX), é um desses projetos de criptomoedas que busca resolver os problemas de escalabilidade do Bitcoin.

Stacks é uma plataforma que facilita a utilização de contratos inteligentes e aplicações descentralizadas (dApps) na rede Bitcoin. A plataforma blockchain gera seu poder a partir do Bitcoin, visto que depende dele para sua segurança e execução de transações.

Em outras palavras, a rede Bitcoin atua como fim, bem como uma camada de segurança para os contratos inteligentes contidos e executados na blockchain Stack. Isso tudo é possível através do mecanismo de Proof of Transfer adotado pela plataforma.

Com isso, a conexão entre as blockchains Stacks e Bitcoin permite a execução de transações na rede Stacks e as verificações passam a ser realizadas na blockchain Bitcoin.

Veja também: Sharding, uma técnica de escalonamento de blockchain

Equipe de Stacks

A evolução do Stacks começou em 2013. Inicialmente, ela tinha como objetivo fornecer um sistema de internet melhorado. O projeto foi criado pelos fundadores da Blockstack, Muneeb Ali e Ryan Shea.

Nesse sentido, anos depois, o projeto começou a receber apoio de fundos de capitais como o Combinator, Digital Currency Group e Winklevoss. Com isso, o projeto obteve maior desenvolvimento. Entre membros da equipe, constam pesquisadores importantes do MIT, Princeton e Stanford.

Proof-of-Transfer

Diferente de outros projetos de blockchain que utilizam o mecanismo de consenso proof-of-work e proof-of-stake para proteger a rede, a Stacks desenvolveu um novo algoritmo de consenso, que combina perfeitamente com sua operação e proteção de rede.

Nesse sentido, o mecanismo foi criado a partir do conceito de proof-of-burn. Conhecido como proof-of-transfer (PoX), foi marcado como o primeiro mecanismo de consenso a utilizar duas blockchains.

Ele garante que as criptomoedas existentes e já mineradas de uma blockchain não sejam queimadas. Ao invés disso, estas criptomoedas protegem a blockchain. O mecanismo de Proof of Transfer elimina o sistema de queima de criptomoedas. Isso requer que as criptomoedas mineiradas sejam transferidas para outros participantes no ecossistema da plataforma.

Com isso, o novo mecanismo de consenso, proof-of-transfer, ajuda a rede a facilitar seu protocolo de recompensa. Além disso, o sistema permite que os participantes da rede recebam recompensas, bem como pagamentos de transações em criptomoedas existentes e estáveis.

Isso dá a esses participantes a oportunidade de participar da nova blockchain ao mesmo tempo. Esse sistema permite a Stacks eliminar os desafios que usuários possuem com as novas blockchains. Assim, os novos usuários se sentem confiantes para ingressar na rede.

Por fim, como a rede está basicamente integrada a uma blockchain já existente (Bitcoin), ela já usa uma blockchain extremamente segura para proteger novas blockchains sem a necessidade de exigir novas blockchains com o mecanismo proof-of-work e criptomoedas.

Veja também: Taproot, a atualização do Bitcoin que promete escalar a rede

Linguagem de programação Clarity

Como dito anteriormente, a blockchain Stacks fornece suporte para contratos inteligentes e aplicações descentralizadas. Também melhora a criação de ativos virtuais flexíveis que são facilmente transferíveis.

Nesse sentido, em uma tentativa de fornecer suporte para esses contratos inteligentes, a rede utiliza a linguagem de programação Clarity com o intuito de proteger essas atividades.

A linguagem de programação Clarity é uma linguagem de programação previsível, que não utiliza nenhum compilador. A Stacks implantou essa linguagem de programação para ajudar a plataforma a trazer contratos inteligentes para o Bitcoin.

Com isso, de forma mais precisa, a linguagem de programação utiliza um código-fonte previsível para executar contratos inteligentes enquanto os publicam nos nós da blockchain.

Portanto, o sistema utiliza esta ferramenta para melhorar a segurança do ecossistema Stacks, por meio dessa linguagem de programação decidível.

Stacks e Bitcoin

A Stacks e o Bitcoin são, basicamente, duas redes blockchains interconectadas que trabalham de mãos dadas. É bastante interessante que ambas as redes blockchains não dependem uma da outra.

Nesse sentido, elas são redes independentes conectadas através do mecanismo de consenso proof-of-transfer. Através desse sistema, os mineradores podem transferir novas criptomoedas, bem como contratos inteligentes na blockchain Bitcoin para outros participantes da rede Stack.

STX Token

O token STX é o token nativo da blockchain Stacks. As atividades realizadas na rede dependem do token STX. Eles basicamente estimulam a execução de contratos inteligentes na rede Stack. O token funciona como uma ferramenta para publicar contratos inteligentes na blockchain.

Além disso, é utilizado para processar transações, como pagamento de taxas e recebimento de recompensa. O token segue a trilha de sucesso da sua rede blockchain, atraindo interesse de um bom número de usuários, especialmente quem deseja usar contratos inteligentes da Clarity.

Casos de uso da Stacks

A Stacks tem oferecido boas funcionalidades para seu ecossistema, especialmente para a rede Bitcoin. Ela propõe novos recursos para a rede Bitcoin, visto que esta é estática e não é flexível para ajustes.

Com isso, através da integração com o Bitcoin, os usuários podem iniciar novos recursos para a rede sem ter que alterar o próprio Bitcoin. Além disso, um grande desafio para a rede Bitcoin é a escalabilidade.

Sendo assim, a blockchain Stacks busca resolver este problema, aumentando a capacidade de transação do Bitcoin, já que ele tem uma baixa capacidade para transações.

Por fim, a Stacks adota a segurança eficiente do Bitcoin para proteger as transações realizadas no ecossistema, também utiliza a rede Bitcoin para liquidar transações na blockchain.

Conclusão

Os recursos únicos da Stacks são uma grande adição para a indústria blockchain. A plataforma permite que usuários se beneficiem de contratos inteligentes junto à rede Bitcoin.

Além disso, é correto dizer que o serviço da plataforma impulsiona a adoção do Bitcoin, bem como da indústria criptográfica, em geral. As excelentes funcionalidades da blockchain Stacks torna possível prever um futuro de sucesso para a rede na indústria blockchain.

Veja também: Conheça a plataforma de contratos inteligentes Avalanche

Total
0
Shares
[activecampaign form=5]
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts