Utilizo dois indicadores de mercado que me ajudam a saber a melhor oportunidade de compra de Bitcoin. São indicadores ainda não muito utilizados por investidores, porque esses indicadores são comportamentais. Hoje vou falar de um dos meus favoritos: índice do Medo e Ganância.
O Medo e Ganância são os dois vieses mais difíceis de controlar, tanto para investidores experientes quanto para novatos. A maioria dos mercados, especialmente o de criptomoedas, é afetado pelo comportamento emocional dos investidores.
Quando os dois sentimentos são levados ao extremo, se perde a racionalidade e o preço tende a descolar do que ele realmente deveria ser naquele momento.
Medo e Ganância
Em períodos de Medo Extremo, os participantes do mercado estão muito pessimistas, nenhuma notícia causa euforia, por melhor que ela seja. O mercado se torna cada vez mais vendedor e o preço do Bitcoin fica em baixa. Não há nenhum interesse em comprar ou negociar o ativo em questão.
Todo esse pessimismo cria uma assimetria entre o preço e o real valor do ativo caso os fundamentos não tenham mudado tanto. Esses períodos de Medo extremo apresentam uma excelente oportunidade de compra, como aconteceu em dezembro de 2018, quando o preço do Bitcoin chegou na menor desde setembro de 2017.
Períodos de Ganância são caracterizados por uma alta repentina e rápida no preço de qualquer ativo. Os investidores se tornam cada vez mais gananciosos e buscam lucros maiores. O mercado se torna comprador, qualquer notícia boa provoca um frenesi e provoca novas valorizações.
Toda essa ganância tira a razão dos investidores e eles tendem a sobrevalorizar o ativo em questão. Esse ciclo vai até o mercado perceber que o valor do ativo em questão não é justificado pelo preço, o que causa uma nova baixa nos preços, levando o mercado ao Medo extremo.
Períodos de Ganância representam uma ótima oportunidade de venda, porque em breve a correção de preços acontecerá.
Leia também:
2 indicadores de Bitcoin que você deveria saber
Os melhores indicadores de análise técnica
Descolamento de preços
Períodos de irracionalidade causam o descolamento de preços em relação à média ou valor justo. Quando há esse afastamento, o mercado tende a corrigir esse preço para torná-lo mais factível com o valor real do ativo.
Como esse índice funciona?
O Índice do Medo e Ganância para Bitcoin coleta os seguintes dados: volatilidade dos últimos 30 dias, Volume de Compra, Redes Sociais, pesquisas, dominância do Bitcoin e pesquisas de usuários no Google.
Cada um desses dados possui um peso diferente. Volatilidade e Volume de compra compõem 50% do índice. Redes sociais e Pesquisas correspondem a 30%. Dominância do Bitcoin e pesquisas no Google somam os 20% restantes.
O indicador vai de 0 a 100. Quanto mais perto de 0, maior será o sentimento de MEDO no mercado. Se ele se aproximar de 100, refletirá o sentimento de ganância do mercado. Se estiver próximo de 50, ele estará NEUTRO.
Não utilize somente este indicador
É preciso ressaltar que nenhum indicador é bola de cristal. Eles servem para auxiliar na análise da conjuntura do mercado. É preciso analisar diversos fatores antes de se tomar alguma decisão: os fundamentos da rede do Bitcoin estão piorando ou melhorando? O mercado está se desenvolvendo? Como está a economia mundial?
Não é uma resposta tão óbvia. Contudo, esse indicador ao menos auxilia a entender melhor o comportamento dos investidores analisando métricas simples.