A unidade de commodities do Goldman Sachs Group Inc., considerada a jóia da coroa de sua operação comercial, está redescobrindo seu antigo talento em mercados turbulentos.
A unidade de commodities gerou mais de US$ 1 bilhão em receita este ano até maio, passando pelas oscilações selvagens do mercado para ter seu melhor começo em uma década, segundo pessoas com conhecimento do assunto.
Grande parte do impulso veio do comércio de petróleo supervisionado por Anthony Dewell e Qin Xiao, que posicionaram corretamente suas mesas para a queda nos preços.
O caos sem precedentes nos mercados de petróleo fez com que o petróleo caísse abaixo de zero, deixou os gerentes de risco corporativos em alerta e forçou os investidores de varejo a desistir de apostas.
Preço do Barril de Petróleo WTI em Abril
Petróleo chegou a zero e gerou oportunidades de ganho
Mas isso representou uma oportunidade para os traders de Wall Street obterem grandes ganhos. O lucro inesperado é uma redenção para a unidade, que há menos de dois anos enfrentava um futuro incerto sob o novo chefe David Solomon, que desaprovou uma empresa que não estava ganhando dinheiro suficiente.
Pode te interessar:
“Somos market-makers (formadores de mercado) e temos uma reputação a zelar junto de clientes”, disse Patrick Lenihan, porta-voz do Goldman. “E agora, como sempre, fazemos todo o possível para ajudar nossos clientes a gerenciar seus riscos.”
Os traders de Wall Street se beneficiaram este ano com a volatilidade das transações, ajudando os grandes bancos a compensar a desaceleração em outras linhas de negócios afetadas por uma pandemia global e pelo agravamento da economia.
Alguns dos primeiros ganhos do Goldman com essa turbulência podem ser atribuídos a Xiao. O parceiro de Cingapura, conhecido como QX pelos colegas, supervisiona os negócios de commodities na Ásia.
Mesmo com as ações atingindo altas recordes, Xiao antecipou o risco de um colapso econômico. Logo aconteceu quando a pandemia tomou conta da Ásia e se tornou global. Ele foi posicionado de acordo com o petróleo e uma variedade de produtos relacionados, uma vez que os preços caíram dois terços no primeiro trimestre.
Dewell, como correspondente de Xiao em Londres, realizou operações que anteciparam corretamente um colapso no petróleo tipo WTI em abril, à medida que os tanques de armazenamento enchiam e os preços caíam para zero.
Essa ação levou a uma onda de vendas forçadas de produtos para investidores, pois os fundos negociados em bolsa não foram projetados com a possibilidade de preços negativos em mente.
Os dias de glória da Goldman Sachs
Regras mais rígidas que visam reduzir os riscos após a crise de 2008 significam que os bancos não podem mais ter equipes de negociação proprietárias. Mas, mesmo ao fazer market-making, a maioria das carteiras de negociação tendem a ter uma aposta direcional inerente que pode render lucro ou prejuízo em períodos de movimentos exagerados de preços.
No caso do Goldman, de forma mais simples, o grupo fez uma operação conhecida como venda a descoberto (quando se ganha dinheiro apostando contra um ativo) e obteve grandes ganhos.
Leia também:
Os ganhos do Goldman lembram uma época uma década atrás, quando a unidade gerava uma receita anual de cerca de US$ 3 bilhões. Mais tarde, porém, caiu em desuso quando esses ganhos caíram e até correu o risco de ser desmontada quando a equipe de Salomon assumiu o controle e questionou sua necessidade.
Informações da Bloomberg