No ano passado, vimos que perfis de famosos no Twitter foram hackeados para oferecerem bitcoins em massa, porém significava claramente um golpe financeiro. Desta vez foi o nome de Elon Musk que foi vinculado a fraudes financeiras. Os criminosos roubaram quase US $300 mil em criptomoedas de investidores ao atraírem o nome de Musk.
No último sábado (8), Elon Musk esteve no programa Saturday Night onde ele fez piada com criptomoedas, com maior foco para a Dogecoin (DOGE). O preço dessa criptomoeda acabou despencando no sábado e foi este momento oportuno para que os criminosos começassem os seus ataques.
Fraudadores criaram cerca de 20 perfis falsos no Twitter
Os perfis aparentemente foram relacionados ao Saturday Night Live e Elon Musk. As contas específicas pediam para serem enviados Bitcoins (BTCs), Ethers (ETHs) e dogecoins para as suas carteiras. Em ambas as criptomoedas foram recebidos valores milionários.
O esquema consistia em enviar criptomoedas para o endereço listado, porém que após isto as criptomoedas seriam enviadas novamente ao endereço anterior. Esse golpe já é velho, porém continua fazendo muitas vítimas. As pessoas já perderam milhões com esses tipos de golpes e ainda não há sinais de que o Twitter tenha dado muita importância.
Os estelionatários usavam contas verificadas do Saturday Night Live e de Elon Musk para atraírem as vítimas e assim elas facilmente caíam nos esquemas. Os perfis pareciam reais e em alguns casos até tinham o selo azul de verificado do Twitter, fazendo com que as pessoas ficassem mais suscetíveis a acreditar nesse tipo de “conto de fadas”.
Ataque não é o primeiro da lista
Em agosto de 2020, um ataque ainda mais sofisticado virou manchete. Na ocasião eram usados perfis de famosos como Kim Kardashian e Joe Biden, sendo que na ocasião os perfis desses famosos norte-americanos tiveram as suas contas de Twitter hackeadas e naquele momento, cerca de US $120 mil foram desviados para a conta do hacker.
Foi descoberto posteriormente o hacker do ataque: Graham Ivan Clard, de apenas 17 anos, que foi condenado há 3 anos de prisão e mais 3 em condicional por confessar o crime. Em março deste ano, mais um perfil que dizia estar ligado ao nome de Elon Musk recebeu cerca de US $243 mil em bitcoins.
Vale lembrar que celebridades nunca saem por aí divulgando oportunidades de dobrar os seus rendimentos com criptomoedas. Não acredite em dinheiro fácil e muito menos de pessoas que você ainda não conhece.
Elon Musk não comentou sobre a ocasião
Elon Musk não chegou a fazer nenhum comentário em seu Twitter. Como um dos homens mais ricos do mundo, ele tem milhões de seguidores e pode ser que alguns deles tenham sido vitimizados com o acontecido. Entretanto, o CEO da Tesla e Spacex não chegou a fazer nenhum comentário.
Nesta semana, Musk voltou a comentar sobre a Dogecoin para os seus investimentos. Em uma enquete promovida em sua conta do Twitter, ele perguntou aos fãs se deveria ou não aceitar a Doge para pagamentos na Tesla. A ampla maioria respondeu que sim e agora a criptomoeda deve se juntar ao BTC na lista de cripto ativos aceitos por Musk.