Uma notícia boa em tempos de pandemia: diversos bancos com atuação no Brasil vão começar a devolver dinheiro para os clientes, sempre em ocasiões onde essas cobranças foram indevidas. A expectativa é que os brasileiros recebam até R$ 8 bilhões de volta.
Entre algumas das decisões que foram tomadas indevidamente pelas instituições financeiras, está o encerramento de contas-correntes ou mesmo contas-poupança que ainda estavam com saldo disponível.
Os bancos realizaram uma assinatura onde concordavam com o Banco Central do Brasil em começar a devolução de mais de R$ 8 bilhões que foram cobrados de forma indevida de seus clientes, tanto para pessoas físicas como também pessoas jurídicas.
Entenda no que os bancos vão devolver o dinheiro para os clientes
São vários os exemplos de cobranças indevidas em que os bancos vão se comprometer a devolver dinheiro para os seus clientes, indo desde o encerramento de contas-poupança, até mesmo para clientes que foram afetados por não poderem negociar a compra de criptomoedas, como o Bitcoin.
Também teremos devolução de dinheiro por outros motivos, como contas de pagamento pré-paga e pós-paga que foram encerradas com saldo disponível, além de contas de registro que foram mantidas por corretores, além de valores mobiliários encerrados com saldo em conta.
Os clientes das instituições financeiras que vão ter valores para serem recebidos, vão poder optar por receber o dinheiro de volta através de uma chave PIX ou então por meio de uma transferência bancária.
Como conferir se tenho valores a receber?
Se você está interessado em saber se tem dinheiro para receber de alguma conta que foi encerrada no passado sem o aviso prévio, será possível consultar as informações através do Banco Central, acessando o Registrato, que é uma plataforma do Banco Central onde os usuários vão poder informar os dados para receber os valores que lhe são devidos dos bancos.
Para acessar o sistema, é necessário ter um cadastro prévio e depois acessar a aba de “Valores a Receber” e verificar os valores que se tem para receber, após isso prosseguir para solicitar o pagamento ao banco.
O sistema do Banco Central do Brasil definiu como objetivo dar publicidade aos valores de clientes de instituições financeiras que muitas vezes têm direito a receber valores, porém os mesmos nem sabem.
BC orientou que alguns clientes vão receber valores pequenos
O BC destacou que em muitos casos o valor a receber será pequeno, mas mesmo assim o cidadão terá o total direito de pedir a restituição do valor a receber em uma conta bancária que utilize ou então através de uma chave Pix.
Não é de hoje que os bancos tradicionais brasileiros recebem muitas reclamações pelos custos dos seus serviços, como de alguns bancos que cobram os seus clientes para realizarem transferências PIX, mesmo que eles sejam pessoas físicas. Isso acaba abrindo mercado para as fintechs, que além de melhores serviços oferecem também serviços completos e digitais, com muito mais praticidade.