Vale a pena utilizar plataformas com corretagem zero?

Não é novidade que, nos últimos anos, o número de investidores na bolsa aumentou, principalmente os chamados CPFs, pessoas físicas.

Com um número cada vez mais crescentes, esse mercado passou a apresentar cada vez mais concorrentes. Anteriormente, o acesso a corretoras de investimento era algo somente para abastados. Hoje, isso já não é verdade.

Nesse sentido, com o aumento da concorrência, as corretoras passaram a disputar novos clientes de forma predatória. As formas variam bastante, podendo ser o oferecimento taxas baixíssimas de corretagem (ou até zeradas), serviços financeiros, cursos sobre investimento, etc.

Contudo, aqueles que estão iniciando agora, talvez pense em realizar seu primeiro investimento no mercado de ações sem corretagem envolvida. É uma demanda justa e não necessariamente isso significa que terá uma qualidade muito baixa por acessar serviços gratuitos.

Com isso, nesse artigo, traremos algumas opções de corretoras que não cobram a corretagem. A ideia é trazer opções de boa qualidade e que tragam segurança na hora de realizar seu primeiro investimento. Não só isso, mas também pode ser uma possibilidade de migração de uma que cobre taxas de corretagem para outra gratuita.

Corretoras sem exigências para corretagem zero

Primeiramente, iremos falar sobre as corretoras que não exigem nenhum tipo de contrapartida para obter corretagem zero. Embora as que iremos citar não possuam exigências “absurdas”, é importante situar o leitor nessa leitura. Sendo assim, segue abaixo as corretoras que não exigem contrapartidas para obter corretagem zero.

Clear

Pertencente ao grupo XP, a Clear foi a corretora pioneira em termos de oferecer aos clientes corretagem zero. A taxa zero é oferecida para todos os produtos negociados na Bolsa de Valores, além de não cobrar pela taxa de custódia. Para leitores de primeira viagem, custódia é o armazenamento da sua carteira de ações ou títulos junto a corretora.

Além disso, a corretora oferece ao investidor algumas outras plataformas para oferecer uma melhor experiência na hora de investir. Entre elas, podemos citar a Tryd, Profit e MetaTrader, todas as plataformas gráficas de investimento. Não há exigências para que tenha corretagem zero.

C6 Bank

O C6 Bank, um dos bancos digitais ligados ao Bradesco, também possui uma corretora de investimentos ligada ao seu aplicativo. Os produtos financeiros com corretagem zero são ações, ETFs, FIIs, BDRs e opções

Nesse sentido, o banco digital possui home broker vinculado ao aplicativo e também não há nenhum tipo de contrapartida para obter a corretagem zero. Por outro lado, não possui nenhuma plataforma gráfica capaz de auxiliar a tomada de decisão por parte do investidor.

Nu Invest 

Recentemente, o Nubank realizou a compra da corretora de investimentos Easynvest. Pouco tempo depois da integração ao banco, a plataforma foi nomeada de Nu Invest.

Com isso, o banco digital que, desde o início propõe taxa zero para a anuidade de cartão de crédito e utilização de conta corrente, trouxe também o conceito para zerar a corretagem na plataforma de investimentos.

Sendo assim, a Nu Invest oferece corretagem zero para diversos produtos financeiros. Entre eles, podemos citar, os produtos financeiros relacionados a day trade, swing trade, FIIs, ETFs, BDRs, opções e mini contratos.

Veja também: Easynvest ZERA taxas de corretagem para ações, opções e BDRs

RLP (Real Liquidity Provider) e a corretagem zero

RLP, onde a sigla traduzida significa Provedor de Liquis ao Varejo é um serviço que possibilita a corretora se tornar contraparte do book de ordens na Bolsa de Valores. Isso difere das negociações comuns, onde é feita entre investidores.

Nesse sentido, o recurso foi desenvolvido pela B3 em 2019, com expectativa de fornecer maior liquidez para o investidor. Essa maior liquidez é oferecida em operações de compra e venda de títulos e valores mobiliários. Isso só é possível devido à liberdade fornecida às instituições financeiras que operam junto ao investidor.

Com isso, podemos falar sobre as próximas corretoras, que, para obter a corretagem zero, é necessário ativar o RLP. Abaixo listaremos as opções de corretoras que se enquadram nessas premissas.

Veja também: XP Inc. anuncia associação com Faros, criando nova corretora de investimentos

Inter

Muitos já conhecem o Banco Inter, contudo, talvez poucas saibam que o banco também possui uma corretora vinculada ao aplicativo. Nesse sentido, o banco oferece uma vasta experiência aos seus correntistas, fornecendo também a plataforma gráfica Tryd Trader.

Sendo assim, como falamos anteriormente, essa é uma das corretoras que exigem RLP ativo para obter corretagem zero. Contudo, somente para operar mercado futuro. Entre os produtos com corretagem zero, podemos citar day trade, swing trade, FIIs, ETFs, BDRs e mercado futuro.

Rico

A Rico é uma corretora também associada a XP Investimentos, oferecendo uma plataforma um tanto completa. Além de produtos financeiros, fornece cursos educacionais para orientar investidores para tomar as melhores decisões. É possivelmente um dos aplicativos mais completos para investimentos, contado com simuladores e plataformas gráficas

Com isso, a corretora também exige a ativação do RLP, contudo, apenas para operar mini contratos. Entre os produtos com corretagem zero, podemos citar day trade, swing trade, FIIs, BDRs, ETFs e mini contratos.

Órama Investimentos

Uma das principais plataformas de corretagem do Brasil, a corretora já foi eleita como a melhor corretora nos anos de 2018 e 2019. Contudo, nem sempre teve corretagem zero. Também possui a necessidade de RLP ativo para obter corretagem zero.

Nesse sentido, os produtos com corretagem zero são day trade, swing trade, FIIs, BDRs, ETFs, mini contratos e opções. Fornece uma boa gama de produtos de renda fixa em custos.

Conclusão

Definir qual é a melhor corretora de acordo com o perfil do investidor e os benefícios oferecidos não é tarefa fácil. Contudo, quando falamos de corretoras que oferecem corretagem zero, não necessariamente estamos falando de baixa qualidade.

Pelo contrário, diversas das citadas já estão bem consolidadas no mercado nacional. Inclusive, a Órama já foi eleita duas vezes a melhor corretora de investimentos do Brasil.

Sendo assim, realize boas pesquisas antes de iniciar seus primeiros investimentos. A partir do momento que uma corretora possui suas ações como custódia, o processo de transferência para outra corretora costuma ser trabalhoso. Também é necessário pesquisar para que tenha certeza de que está utilizando a melhor corretora relacionada a suas necessidades.

Com isso, esperamos que esse artigo tenha esclarecido, principalmente os leitores de primeira viagem, sobre a escolha da sua primeira plataforma de corretagem. Fique por dentro dos artigos e notícias publicados aqui na Investificar para apoiar suas futuras decisões de investimentos!

Veja também: Conheça a Deribit, corretora de opções e futuros de criptomoedas

Total
0
Shares
[activecampaign form=5]
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts