Este é um fragmento do artigo “Um caso para uma pequena alocação em Bitcoin” escrito por Wences Casares, publicado originalmente em Kana and Katana.
Acesse nossos relatórios gratuitos e inscreva-se para receber novos conteúdos semanalmente: Nox Bitcoin Report.
O que o blockchain tem de diferente?
Ao longo deste ensaio, refiro-me a “Blockchain do Bitcoin” quando me refiro à plataforma Bitcoin como um todo, incluindo o blockchain e a moeda Bitcoin.
Muitos sistemas diferentes para diferentes casos de uso podem um dia ser executados em cima da Blockchain do Bitcoin. Quando me refiro a “Bitcoin”, refiro-me ao Bitcoin, a moeda que pode ser comprada, vendida, enviada, recebida, mantida, etc. Você pode pensar na moeda Bitcoin como o primeiro sistema executado no topo do blockchain.
O estado atual da Blockchain do Bitcoin é semelhante ao estado da Internet em 1992. Naquela época, a Internet era muito incipiente e experimental. Assim como nos primeiros dias da Internet, há muitas afirmações ousadas sobre como a Blockchain revolucionará o mundo e resolverá muitos problemas.
Muitas dessas alegações são exageradas ou erradas. Mesmo que neste momento a maioria de nós sinta que não entende completamente a Blockchain, com o tempo, todos nós não obteremos valor de ter uma plataforma soberana, você pode estar certo ao supor que o consumo de eletricidade da Blockchain do Bitcoin é um enorme desperdício.
Os mineradores de Bitcoin protegem a Blockchain do Bitcoin porque são pagos em bitcoins para isso. A blockchain é protegida, em um grau importante, pelos bitcoins que os mineradores ganham. Se você removesse os bitcoins, a maioria dos mineradores interromperia a mineração e, a Blockchain não seria muito robusta e nem muito soberana.
Blockchain sim, Bitcoin não
Nos círculos corporativos, especialmente nas instituições financeiras, tornou-se moda dizer “Estou interessado na Blockchain, mas não no Bitcoin”, que é o mesmo que dizer “Estou interessado na Web, mas não estou interessado na Internet” (lembre-se Intranets?) sem entender que a web não poderia existir sem a Internet.
A única inovação da Blockchain é sua soberania, a única plataforma soberana até agora é o Blockchain do Bitcoin e o combustível que a mantém soberana é a moeda Bitcoin.
Se um grupo de pessoas quisesse tirar a soberania da Blockchain do Bitcoin hoje, não apenas precisaria de uma quantidade extraordinária de capital e da capacidade de desenvolver hardware de mineração especializado em quantidades muito grandes, mas também precisaria acessar o equivalente aos Estados Unidos maior barragem hidrelétrica por um período prolongado.
Seria difícil de fazer, mas não impossível. Todo dia que passa, fica ainda mais difícil “quebrar” a soberania da Blockchain do Bitcoin. A soberania do Bitcoin foi atacada no passado e até agora sempre sobreviveu intacto.
Podemos esperar que a soberania do Bitcoin seja atacada por agentes ruins cada vez mais engenhosos, coalizões de agentes ruins ou mesmo de nações. Somente o tempo dirá se o Bitcoin é verdadeiramente soberano ou não.
Onde uma plataforma soberana pode agregar valor?
É muito mais fácil ver onde o Blockchain NÃO agregará nenhum valor. Para qualquer Blockchain agregar valor, ele deve ser o árbitro final da verdade: nada deve ser capaz de contestá-lo ou alterá-lo.
Para qualquer caso de uso em que as informações do Blockchain possam ser contestadas ou alteradas por um governo, por um registrador de ações, por um tribunal, pela polícia, pela SEC ou por qualquer outra autoridade, não faz sentido usar um Blockchain.
Alega-se que a Blockchain pode resolver títulos de propriedade, liquidação de valores mobiliários, gerenciamento da cadeia de suprimentos, autenticidade de obras de arte e muitos outros casos semelhantes. É verdade que os sistemas que estamos usando hoje em todos esses casos são antigos, antiquados e ineficientes.
E é verdade que todos esses casos envolvem muitas partes interessadas que usam diferentes formatos de dados e protocolos de transação que geralmente são proprietários, mas todos esses problemas seriam melhor resolvidos se essas partes concordassem em usar padrões abertos e se usassem uma tecnologia melhor.
O hype blockchain
Na maioria das vezes, a palavra “Blockchain” é acenada freneticamente por consultores que querem assustar seus clientes corporativos na compra de novos projetos de tecnologia ou por executivos de empresas que ainda não entendem o Blockchain.
Entendem que podem obter o orçamento que desejam se eles dizem que seu projeto está usando o “Blockchain”, ou por empreendedores que pensam que têm mais probabilidade de obter o financiamento, ou a cobertura da imprensa que desejam, se adicionarem a palavra “Blockchain” ao que estiverem fazendo.
Então, onde uma plataforma soberana agrega valor? Como exemplo, um sistema de identidade pode se beneficiar de uma plataforma soberana.
Preferimos não manter todas as nossas informações de identidade (nome completo, número de previdência social, data de nascimento, nome de nossos pais, nome de nossos cônjuges e filhos, endereço, informações de passaporte, informações de pagamento etc.) em nosso telefone porque ele pode ser facilmente hackeado, mas também não queremos fornecer todas essas informações ao Google ou Facebook ou ao nosso governo.
Um sistema soberano que ninguém pode corromper ou controlar que manterá nossas informações seguras e nos perguntará toda vez que alguém desejar uma parte de nossas informações pode fazer sentido.
Com este exemplo, estamos simplesmente tentando ser criativos e adivinhar um possível caso de uso. Tenho certeza de que seremos surpreendidos por empreendedores criativos e revolucionários que apresentam casos de uso que tiram proveito máximo de uma plataforma soberana e que não podemos imaginar agora.
Bitcoin, o melhor caso de uso da blockchain
Mas há um caso de uso que faz muito sentido e, de fato, ele já está funcionando muito bem. Isso é usar essa plataforma soberana para executar um sistema global de valor e liquidação, que é o que o Bitcoin, a moeda, pode se tornar.
Semelhante ao que o ouro era há 2.000 anos e semelhante ao que o dólar americano tem sido nos últimos 70 anos. O Bitcoin é potencialmente superior ao ouro e ao dólar como padrão global não político de valor e liquidação, porque nunca haverá mais de 21 milhões de bitcoins e porque o Bitcoin é aberto e sem censura.
Nunca haverá mais de 21 milhões de bitcoins, porque ele é executado em uma plataforma soberana para que ninguém possa alterar ou aumentar esse número.
Além disso, o Bitcoin é incensurável porque é executado em uma plataforma soberana, para que ninguém possa alterar as transações que já existem no sistema e ninguém possa impedir o sistema de aceitar novas transações.
Isso permite uma liberdade econômica sem precedentes, da mesma forma que a Internet permite uma liberdade de informação sem precedentes. O ouro tem a vantagem de ser tangível e muitas pessoas (especialmente as mais velhas, que tendem a ter mais capital) preferem fortemente algo que possam tocar.
O ouro também tem a seu favor que existe há mais de 2.000 anos, e pode ser impossível para o Bitcoin igualar essa história e reputação. O dólar tem a vantagem de já ser facilmente entendido e aceito globalmente e é uma plataforma com efeitos de rede notáveis. Essas qualidades podem ser demais para o Bitcoin superar.
Ou pode ser que coletivamente apreciemos as vantagens de uma unidade digital que não pode ser inflada, ou censurada. Só o tempo irá dizer.
Bitcoin não é um ativo. Não produz ganhos ou dividendos e não gera juros. E o Bitcoin não tem valor intrínseco. Bitcoin é simplesmente dinheiro e a maioria das formas de bom dinheiro não tem valor intrínseco.
O ouro, o dólar americano e as moedas nacionais também não têm valor intrínseco, mas, por terem um valor monetário há muito tempo, a maioria das pessoas os considera intrinsecamente valiosos, o que é uma grande vantagem.
O principal obstáculo que o Bitcoin precisa resolver para ter sucesso é desenvolver uma percepção social generalizada semelhante de valor e alcançar esse objetivo bastante ambicioso.