A história é um tanto quanto antiga, mas um britânico continua desde 2013 procurando alguém que possa auxiliá-lo a recuperar um HD com 7500 bitcoins que estavam guardados e que foi perdido desde então.
O britânico James Howells jogou fora de forma acidental um HD que continha uma grande quantia de bitcoins, mas não imaginava que anos mais tarde perceberia que cometeu o maior erro financeiro de sua vida.
Após anos procurando formas de reencontrar esse HD que ele jogou fora, James Howells acabou até mesmo desistindo de procurar durante um tempo. Mas após pensar melhor a respeito, o britânico teve uma ideia melhor.
Ele começou ainda em janeiro deste ano a oferecer 25% da fortuna para a prefeitura de Newport, cidade localizada no País de Gales, a fim de estimular o governante a auxiliá-lo em busca de escavar o lixão para procurar o tal HD.
Embora não tenha uma certeza exata de que o HD realmente está lá, o britânico está disposto a fazer de tudo para que recupere os bitcoins que havia anteriormente perdido, e assim, acabar se tornando um milionário de fato.
Em uma entrevista à CNN realizada este ano, Howells explicou que: “O plano seria cavar uma área específica do aterro sanitário com base em um sistema de referência de rede e recuperar o disco rígido enquanto obedeço a todos os padrões ambientais e de segurança.”
Ele ainda complementa que: “Depois o HD seria levado para especialistas em recuperação de dados que podem reconstruí-la do zero com novas peças e tentar recuperar os dados de que preciso para acessar os bitcoins“.
O quase milionário James Howells
Apesar disso, passados quase 2 meses dessa entrevista, o britânico de 35 anos ainda não trouxe novidades a respeito do caso, de modo que a recuperação do HD e a aceitação da prefeitura da cidade para acatar o caso de Howells parece ser uma tarefa um tanto quanto complicada, já que não se provas de que o material com bitcoins realmente existe.
Ele minerou 7500 bitcoins utilizando um notebook que jogou fora após ele ficar velho, pensando ter feito backup de tudo que precisava. Ele vendeu as peças do notebook no eBay e ficou apenas com o HD, que acabou descartando de forma acidental.
No dia 16 de março de 2021, quando esse texto é escrito, o bitcoin é cotado a aproximadamente US$55.400, o que faria com que o britânico tivesse hoje uma fortuna equivalente a US$415 milhões.
O mais interessante, é que James acreditava no potencial da criptomoeda, diferentemente de outras pessoas que também perderam seus bitcoins, mas que não tinham tanto entusiasmo assim com seu desenvolvimento desde o começo.
Ele inclusive guardou todas as chaves necessárias para conseguir acessar sua carteira que estava dentro do HD. Ele afirmou em 2017 que “eu sempre soube que o bitcoin valia tanto quanto hoje, sempre soube que o valor do disco rígido subiria”.\